Vantagens ao contribuir para o INSS em 2022
- Dra. Maiza Francini
- 17 de jan. de 2022
- 1 min de leitura

O ano mudou e com ele temos mais de 300 dias de inúmeras oportunidades e recomeços, pensando nisso decidi escrever este post para explicar melhor a importância de contribuir para o INSS.
O ato de contribuir para o INSS vai muito além de “garantir” uma aposentadoria na velhice, mas representa também um seguro em diversas fases da vida.
Com a contribuição para o INSS e preenchendo os devidos requisitos, o seguro passa a ter direito a vários benefícios da Previdência como o salário maternidade em caso de gravidez ou adoção, o auxílio doença em situações que o segurado está incapacitado temporariamente para o trabalho.
Há também casos de incapacidade permanente que geram direito a uma aposentadoria por invalidez, mas não só isso, também são benefícios do INSS a pensão por morte, o auxílio acidente, auxílio reclusão, dentre outros.
Para ter direito a esse seguro social, é importante contribuir de forma correta, para realizar as contribuições como contribuinte individual ou facultativo é possível emitir um carnê de pagamento do INSS ou um “boleto” através da Guia da Previdência Social-GPS.
É necessário o preenchimento correto da guia, com a indicação dos códigos de acordo com a sua atividade e a indicação correta do valor de contribuição.
O contribuinte individual e o contribuinte facultativo devem estar sempre atentos na hora de realizar suas contribuições para não fazer sobre o código ou sobre o valor incorreto, pois estes erros podem trazer grandes prejuízos futuramente ao requerer qualquer benefício do INSS.
Comments